[pt] A situação dos refugiados na Alemanha e no Brasil

Em abril tratamos sobre a questão dos refugiados no +1C@fé. Cinco meses depois, os processos migratórios para a Europa se intensificaram e a situação de permanência desta população que busca recomeçar a vida em outros países tornou-se ainda mais difícil.
Neste programa o foco é sobre os refugiados localizados em Freiburg, na Alemanha. Falamos sobre o acolhimento, o registro e o encaminhamento para os municípios alemães. Também conversamos sobre a percepção dos acontecimentos migratórios no Brasil e como se dá a recepção dos refugiados neste país.
Ouça e compartilhe!
Download: mp3 | ogg

Mais info:

2 Replies to “[pt] A situação dos refugiados na Alemanha e no Brasil”

    1. Olá Bernardo, tudo bem? A equipe da KoBra agradece muito o seu comentário! Infelizmente nao ha qualquer tipo de política pública migratória brasileira similar à alema. O que o governo oferecia, até 2017, era uma facilidade na legalizacao do status de migrante econômico ou de refugiado (dependendo das razoes levantadas pelo requerente) dos venezuelanos que ali chegavam. Também era oferecido um abrigo público aos indígenas da etnia Warao em um estádio desportivo em Boa Vista. Todo o tipo de suprimento (tais como alimentos ou medicamentos) eram subsidiados por uma ONG internacional católica e por doadores locais. Mas as condicoes deste abrigo sao extremamente precárias, e muitos sao vítimas de todo tipo de violência.
      A política migratória brasileira atualmente, inclusive no que tange às políticas públicas, encontra-se muito frágil e vulnerável, uma vez que o governo atual adotou uma linha totalmente contrária ao acolhimento humanitário dessas populacoes mais vulneráveis.
      A única política de integracao que até entao havia, quotas em universidades públicas para refugiados, está sendo revista.
      Os venezuelanos infelizmente dependem muito de redes locais e de doacoes para estabelecerem-se no país. Muitos sao vítimas de exploracao laboral e sexual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *